P.P.P

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO ANUAL:

TEMA CENTRAL

   
O Planejamento Pedagógico Anual tem como tema: "A Cultura na Creche" e está voltado para o atendimento das necessidades básicas de educação, afeto e socialização, numa ação complementar à educação familiar e da comunidade.

Surge então a necessidade de desenvolvermos nesta instituição, um projeto que venha a envolver a criança, a família, a comunidade, no sentido de ampliarmos o conhecimento, as possibilidades e a consciência de que todo e qualquer atitude implicará na construção do ambiente que os pequenos irão desfrutar.

Planejados os projetos e as atividades a serem desenvolvidos com os alunos, procuramos sempre envolver toda a comunidade escolar, afim de que nosso trabalho seja multiplicado. Propomos então exposição de trabalhos, distribuição de folders, e ainda oficinas com familiares, extensivos à comunidade, através dos cuidados com o meio ambiente(água, fogo, terra, ar), o lixo, poluição,reciclagem. "O caminho desde o objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa." (Lev Vygotsky, 1988).

A partir de expressão corporal (músicas, danças, ritmos variados), histórias (diferentes culturas), leitura (contação de histórias), contos da "carochinha" (histórias que avós contavam), Folclore (em sua totalidade), artes e formação de hábitos e atitudes.

As atividades lúdicas e agradáveis, normalmente são bem vindas para as crianças. Valorizamos a brincadeira, não apenas para o lazer, mas exploramos também o seu lado educativo na abordagem de vários assuntos. Possibilitando diversas maneiras de interagir e estimular o pensamento, a criatividade, a socialização, a troca de idéias e a construção do conhecimento.

Embora a criança pequena seja egocêntrica, não se furta em ajudar os amigo, mesmo querendo chegar sempre em primeiro lugar, em quanto as mais velhas procuram estratégias cada vez mais elaboaradas para vencer.